Neuroestimulação em Fortaleza (tDCS)
Introdução
A Estimulação Elétrica Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC, ou em inglês: tDCS), um método de neuroestimulação, tem sido uma técnica não invasiva promissora para o tratamento da depressão. A técnica utiliza uma corrente elétrica de baixa intensidade para estimular áreas específicas do cérebro relacionadas à depressão.
Para quem serve?
A tDCS é indicada para pacientes com depressão que não respondem adequadamente a outros tratamentos, como medicamentos e psicoterapia., ou para potencializar o efeito dos tratamentos mais tradicionais.
A técnica também pode ser uma opção para pacientes que não toleram os efeitos colaterais dos antidepressivos ou que desejam evitar a terapia medicamentosa.
Como funciona?
O tratamento com tDCS para depressão envolve a aplicação de eletrodos no couro cabeludo, que emitem corrente elétrica de baixa intensidade para as áreas do cérebro que precisam ser estimuladas (córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo). A corrente elétrica é aplicada de forma anódica, ou seja, estimulando a região do cérebro, aumentando a atividade neuronal nessa área, o que leva à melhora da depressão.
Hoje já existe tratamento domiciliar aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA: o aparelho neuroestimulador Flow! Com ele, é possível fazer a aplicação da tDCS no conforto do seu domicílio, sem ter que deslocar-se para uma clínica.
Como é o protocolo de uso?
O tratamento com tDCS para depressão é realizado em sessões de 20 a 30 minutos, geralmente por um período de 4 semanas n fase aguda, podendo haver
No âmbito domiciliar baixa-se o aplicativo Flow Depression, que controlará, com a ajuda do seu médico, as aplicações dos estímulos elétricos.
Também importante ressaltar que o aplicativo contém ensino de técnicas cognitivas e comportamentais, funcionando como uma espécie de terapeuta de bolso.
Assim, você estimula duplamente seu cérebro para vencer a depressão!
Abaixo você encontra um esquema em imagem e também vídeo falando um pouco mais do funcionamento.
Quais os efeitos colaterais?
– Formigamento, leve dor ou coceira no couro cabeludo
– Dor de cabeça
Uma das grandes vantagens da neuroestimulação, em especial o tDCS, é a incidência mínima de efeitos colaterais. Trata-se , portanto, de um método bastante tolerável, de tal modo que a ANVISA até mesmo fez a aprovação para uso domiciliar!
Quais são as evidências científicas para depressão?
A tDCS para depressão tem sido considerada uma opção de tratamento já consolidada, com resultados encorajadores e positivos em diversos estudos clínicos a nível nacional e internacional, publicado em prestigiadas revistas científicas.
Para alguns dados técnicos, seguem resumos de alguns estudos clínicos:
- Brunoni et al. (2013): Este estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo foi conduzido em 120 pacientes com depressão. Os resultados mostraram que a tDCS foi significativamente mais eficaz do que o placebo no tratamento da depressão.
- Loo et al. (2012): Este estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo foi conduzido em 64 pacientes com depressão. Os resultados mostraram que a tDCS foi significativamente mais eficaz do que o sham no tratamento da depressão.
- Fregni et al. (2006): Este estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo foi conduzido em 40 pacientes com depressão. Os resultados mostraram que a tDCS foi significativamente mais eficaz do que o placebo no tratamento da depressão.
- Loo et al. (2010): Este estudo randomizado, duplo-cego, controlado por sham foi conduzido em 96 pacientes com depressão. Os resultados mostraram que a tDCS foi significativamente mais eficaz do que o sham no tratamento da depressão.
- Palm et al. (2012): Este estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo foi conduzido em 120 pacientes com depressão. Os resultados mostraram que a tDCS foi significativamente mais eficaz do que o placebo no tratamento da depressão.
Onde encontrar neuroestimulação em Fortaleza?
É importante destacar que a técnica deve ser indicada e acompanhada por profissionais qualificados e treinados para garantir sua eficácia e segurança.
Se você está considerando a tDCS como opção de tratamento para a depressão, converse com Dr. Igor Emanuel para saber se essa técnica é indicada para o seu caso específico e poder alugar o aparelho.
A locação quase sempre será o melhor método para você testar se a técnica é efetiva e tolerável para seu caso.
Se você desejar comprar o aparelho, é possível comprar diretamente neste site, mas sugerimos fortemente o acompanhamento de um médico que conheça e estude o procedimento, como Dr. Igor Emanuel.
Se você quiser marcar sua consulta para neuroestimulação em Fortaleza , clique aqui.
Caso queira conhecer mais sobre o método no Instagram do Dr. Igor Emanuel, clique aqui e aqui.