fbpx

Higiene do Sono – 7 medidas simples para a insônia

A insônia aflige uma grande parcela das pessoas. Um sono de qualidade é requisito fundamental para promover uma boa saúde mental às pessoas. Impacto negativo no sono pode ser decorrente não só de transtornos psiquiátricos, tais como quadros do humor e de ansiedade, entre outros, mas como também de maus hábitos em relação à regularidade, frequência e cronologia no ciclo sono-vigília.

 

Assim, a higiene do sono mostra-se como uma intervenção psicoeducacional, não farmacológica, sendo parte complementar, mas não menos importante, do tratamento da insônia. Hábitos de vida podem impactar sobremaneira na qualidade e quantidade do sono, levando a condicionamentos prejudiciais no mesmo e culminando em insônia.

 

As técnicas de medidas de higiene do sono para lidar com a insônia podem, em alguns casos, até mesmo prevenir o uso de psicofármacos, ou seja, evitar que o uso de uma medicação com fins hipnóticos seja utilizada.

 

Dessa forma, fazem parte das orientações de higiene do sono as seguintes considerações:

 

  1. Estabelecimento de horários regulares de sono diariamente;
  2. Não ir para cama sem sono e tentar adormecer. Apenas deitar quanto já estiver bastante sonolento: a cama deve ser um lugar preferencialmente exclusivo para dormir, evitando usá-la para assistir TV ou outras atividades que não sejam o sono.
  3. Não passar o dia preocupando-se com a hora de dormir e não controlar o passar das horas no relógio: quanto mais se preocupar com o sono maior a chance de o organismo ficar hiperalerta, prejudicando ainda mais o mesmo;
  4. Evitar ingestão de substâncias estimulantes (café, cigarro, drogas, chá-preto, bebidas à base de cola e chocolate);
  5. Evitar consumo de álcool, excesso de líquidos e refeições pesadas antes de dormir (procurar jantar comidas leves até duas horas antes de dormir);
  6. Realizar atividades físicas regularmente, evitando-as no período noturno;
  7. Tentar dormir em condições de conforto (avaliar temperatura, nível de ruído, ergonomia do colchão, organização do quarto).

Caso acredite que tenha insônia ou outras dificuldades com o sono, entre no nosso site para marcar uma consulta ou conhecer o currículo do Dr. Igor Emanuel.

 

LEIA TAMBÉM:

10 mitos comuns sobre ansiedade – Dr. Igor Emanuel
Depressão – como identificar e tratar adequadamente?
Sobre Dr. Igor Emanuel – Psiquiatra

Deixe um comentário